Deixo aqui algumas dicas e notas para quem tem lan house ou cyber café. Mostro algumas coisas do ponto de vista de um usuário avançado, mas um usuário que precisa usar certas coisas e encontra dificuldades devido os bloqueios aplicados desesperadamente por muitos más-administradores por aí. Se este não é o seu caso, ótimo, leia isso então e use as dicas que puderem servir para melhorar seu estabelecimento!
por Marcos Elias
- Disquetes e CDs. Se não em todas, deixe algumas máquinas liberadas para isso. Volta e meia os usuários precisam ler, enviar, anexar, ou salvar coisas em disquetes (e eventualmente, em CDs). Deixar poucas máquinas pode atrapalhar se a demanda for grande. Alguns adotam um sistema diferente: apenas o servidor tem os drives, compartilhados na rede e acessíveis livremente de qualquer máquina. Basta duas pessoas quererem usar o disquete ao mesmo tempo que vira um tal de tira-disquete, coloca-disquete. O operador se cansa e os usuários perdem tempo - tempo que estão pagando para usar.
- Pastas do computador. É muito mais cômodo baixar ou salvar coisas na área de trabalho, compactar e depois passar para o disquete. A mesma coisa ao anexar arquivos de um disquete, copiar para a área de trabalho fica mais prático e rápido. Bloquear o acesso às pastas do computador prejudica alguns usuários. Deixe o Windows Explorer livre, no entanto, use o Windows 2000 ou XP com conta de usuário limitada, e a unidade formatada em NTFS. O usuário poderá salvar e apagar coisas na área de trabalho e na pasta "Meus documentos", mas não poderá alterar nem apagar nada nas outras pastas do computador. Basta de tempos em tempos dar uma geral uma vez por mês, por exemplo, e limpar tudo dos documentos e do desktop.
- Histórico. Os usuários querem e devem ter direito à privacidade. Bloquear as Opções da Internet no Internet Explorer impede que se limpe o histórico, o que não é nada agradável. Nunca se sabe quem vai usar o computador depois, é sempre bom limpar o histórico pois cada página fica listada, muitas vezes o assunto dos e-mails vistos pelos webmails figuram no histórico. Outros acessarem estas informações é pura invasão de privacidade. O usuário estará pagando para usar algo confiável. Use o HD formatado em NTFS e a conta limitada de usuário, não haverá problema nenhum em deixar as opções da Internet liberadas. No máximo, acostume-se com a troca da página inicial. Se você manjar um pouco de programação, você pode elaborar um programinha que grave a cada inicialização a página inicial, no registro do Windows, de modo que ela sempre se mantenha a mesma.
- Navegadores. Volta e meia o Internet Explorer dá pau e todo mundo sabe. Instale e deixe livre navegadores bons, recentes e atualizados, como o Mozilla Firefox e o Opera. Muitos usuários intermediários gostam desses navegadores. Isso no geral não lhe tará prejuízo algum, inclusive os navegadores são gratuitos.
- Office. Mantenha o "Microsoft Office", pelo menos o Word, em algumas máquinas (o ideal seria em todas). OpenOffice, StarOffice, BrOffice etc têm seus problemas de compatibilidade com os arquivos do Microsoft Office. E a maioria usa Microsoft Office. É terrível para os usuários salvarem coisas e não conseguirem abrir depois.
- Menu Iniciar. Se houverem atalhos fixos na área de trabalho, pode removê-lo (com programas de gerenciamento ou editores do registro). Ou pelo menos remova os itens "Executar" e "Pesquisar". Deixar o micro totalmente sem bloqueios extras, apenas com a conta limitada numa unidade formatada em NTFS, é muito mais seguro do que usar qualquer sistema de bloqueio.
- Download. Permita. Deixe o usuário baixar coisas. Nem que seja numa pasta específica, como a já citada área de trabalho ou os "Meus documentos" de uma conta restrita. Apresentações, imagens, etc. o usuário muitas vezes precisa baixar ou salvar. Depois ele passa para um disquete, CD, ou anexa na web, etc.
- Instalação de programas. Estando formatado o HD em NTFS com uma conta restrita, isso fica muito dificultado. A pasta "Arquivos de programas" não terá suporte a escrita. Nada poderá ser instalado ou alterado na pasta do Windows. Algumas vezes pode-se instalar nas pastas do usuário ou na unidade C:. Beleza, as configurações globais da máquina não serão prejudicadas. Se der encrenca, apague a conta do usuário (e as pastas criadas por ele) e crie outra conta restrita.
- Coloque um aviso na tela, no papel de parede: "Atenção usuário: não é permitido alterar as configurações do computador nem instalar programas. Se tiver problemas ou quiser mais informações, consulte o atendente.". Funciona. Uma vez fiz manutenção nos computadores de uma biblioteca pública, e deixei um papel de parede parecido. Praticamente pararam de trocar o papel de parede e os cursores do mouse, e a página inicial do navegador, além dos esquemas de cores das telas. Deixar um aviso na tela pode ser melhor do que na parede. Ao sentar no micro, pelo menos, o usuário o verá mais de perto e quase sempre o lerá intuitivamente.
- Rastreamento? Esqueça. Jamais utilize programas do tipo "keyloggers", que capturam tudo o que foi digitado. Nem avisando, numa lan house isso não é legal. A pessoa paga para usar e merece privacidade. No mínimo, registre o usuário, a máquina e a hora em que ele usou, mas nunca o que ele fez. Seus funcionários poderão não ser seus funcionários para sempre. Se a informação de que há um keylogger na lan house vazar, nem que por brincadeira, você já viu para onde vai sua reputação - e seus clientes.
- Atendentes. Não precisam ser técnicos, mas uma luz sempre é bem vinda. Caixas devem ter experiência com Internet, no mínimo devem saber navegar, ver e-mails, etc. Não adianta colocar um cobrador de ônibus que não sabe pra que serve a catraca. Nem um professor de educação física para cobrir uma aula expositiva de matemática.
- Preço. Diferenciar pereço de jogo de acesso a Internet faz com que usuários mais experientes caiam fora. Nas lan houses o uso de Internet praticamente sempre é pago por um valor fixo, independentemente do horário, salvo o tráfego de dados excedente, o que pode ocorrer eventualmente (se ocorrer com freqüência, contrate um plano maior). Não há lógica nenhuma em cobrar uma hora de jogo R$ 2,00, e uma hora de Internet R$ 2,50, por exemplo, no mesmo estabelecimento. Isso é coisa dos "espertões" que querem enrolar clientes.
- Promoções. São bem vindas sempre, mas planeje bem. Sugestões? No dia do aniversário, faça uma hora e ganhe duas. No dia dos namorados, venha com a namorada (ou o namorado), faça uma hora e o outro ganha uma. Copa do mundo? metade do preço das 9h às 15h. Evite promoções preconceituosas ou feministas/machistas, do tipo "mulher paga menos".
É isso por enquanto... Assim que surgirem novas idéias atualizarei este tópico. Para os empresários, bons negócios com sua lan house! E para os clientes e usuários, cobrem viu? Cobrem mesmo, e se não forem atendidos, usem no concorrente e depois joguem na cara do que não lhe atendeu.